A GUERRA DE CANUDOS FRENTE ÀS NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO
A GUERRA DE CANUDOS FRENTE ÀS NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO
Renata Linhares de Araújo
Introdução
Este trabalho surgiu após os debates na disciplina de Laboratório III na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, acerca das novas ferramentas de ensino e avaliação, nos possibilitando um novo olhar para o ensino de história. Tendo como finalidade permitir ao professor e aos alunos a conhecer outras abordagens de ensino e aprendizagem em sala de aula que vai além tradicionalismo do quadro e da caneta. Da orientação do trabalho surgiu o título da aula “Uma reflexão sobre o legado sociopolítico da Revolta de Canudos” direcionada ao público do 9° ano do Ensino fundamental.
Proposta de aula
A guerra de Canudos frente a novas ferramentas de ensino que são através dos quadrinhos, música, cinema. O tema foi escolhido, por apresentar uma das revoltas mais marcantes da história do Brasil. As razões de trabalhar esse acontecimento histórico, é devido ao fato de permitir que os alunos reflitam sobre o papel de ambos os lados da revolta. E, sobre importância histórica dessa luta para a história do Brasil. A proposta da avaliação e aula em si, visa uma alternativa mais dinâmica para se alcançar a compressão dos alunos a respeito do tema apresentado, que vão muito além da maneira tradicional e limitada que conhecemos de ensino.
Objetivos
Os objetivos que se pretende alcançar com esse tipo de aula são: apontar como as dinâmicas e as estruturas presentes na Primeira República influenciaram o processo do conflito em canudos. Ressaltar a herança que o processo do contexto histórico de canudos irá impactar politicamente e socialmente na região fazendo um paralelo com dinâmicas expostas no contexto do Brasil atual. A partir dessas perspectivas, busca-se apontar os diferentes pontos de vista dos dois lados envolvidos na revolta, ou seja, o da população de canudos e o da primeira república, da igreja e dos grandes fazendeiros. Mostrando assim, a dualidade das visões estabelecidas, utilizando como ferramenta para isso o uso da história em quadrinhos. Essa que narra de forma mais atraente o processo da revolta de canudos. Dessa forma, almeja-se alcançar compreensão dos alunos entorno dessas dinâmicas estabelecidas de uma maneira mais atrativa, rompendo com os padrões tradicionais de ensinar o conteúdo que pouco possibilita o aluno a desenvolver sua autonomia e desempenhar o seu pensamento crítico. Além disso, através do uso das histórias em quadrinhos, percebe-se uma maneira de reforçar o processo de ensino aprendizagem, promovendo uma reflexão sobre o uso de novas metodologias para além dos livros didáticos. Dessa forma, a aula abrangerá as características do período da Primeira República; a importância da história da comunidade de Canudos; e os principais pontos para investigar o legado sociopolítico de Canudos no contexto do Brasil atual de forma mais acessível e dinâmica.
Considerações finais
A proposta desse trabalho que nasceu na disciplina de laboratório III aos estudantes do curso de história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e deve-se a orientação Prof. Dr. André Bueno da Silva. A sugestão da aula com tema de Canudos frente as novas ferramentas de ensino e avaliação, visa permitir ao professor e aos alunos a explorar outras abordagens de ensino e aprendizagem em sala de aula que vai além da modelo tradicional que conhecemos, nos mostrando assim, novas possibilidades de olhar para o ensino de história.
Referências
Renata Linhares de Araújo, graduada em história pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
POTTIER, Chico. Canudos. Disponível em: https://www.letras.mus.br/chico-pottier/1772320/ acessado 28/02/2019
DINIZ, André. A Revolta de Canudos História do Brasil em Quadrinhos. São Paulo: Escala Educacional, 2008.
CUNHA, Euclides da. Os sertões. Rio de Janeiro: Record, 1998.
Filme Canudos, 1996: Direção de Sérgio Rezende e o roteiro de Paulo Halm; Sérgio Rezende.
Fotografias: http://www.historiailustrada.com.br/2014/06/fotos-da-guerrade-canudos.html?m=1 acessado 28/02/2019
FRONZA, M. As histórias em quadrinhos e as ideias de jovens estudantes sobre a conquista da América a partir do conflito entre europeus e indígenas. Disponível em: http://simpohis2017.blogspot.com/p/marcelofronza.html
Acesso para o pdf completo do livro:
https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/432144/2/Aprendendo_Historia_Dialogos_Transversais.pdf
Acessado 10/04/2023
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